terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aprendizagem


Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.
O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem. E mediar é intervir para promover mudanças. Como mediador, o docente passa a ser comunicador, colaborador e exerce a criatividade do seu papel de co-autor do processo de aprender dos alunos. 
Os objetivos da aprendizagem são classificados em: cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). No cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva. 
" O homem nada pode aprender senão em virtude do que já sabe". (Aristóteles)


Amélia Hamze 

Colunista Brasil Escola

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